Evolução do nosso azeite

A idéia surgiu em 2006, quando provamos, em um restaurante do Mercado Municipal de São Paulo,  um azeite com pimentas em fruta.

Adoramos o sabor, pois realçava o azeite com o leve ardor das pimentas, muito diferente dos tradicionais molhos de pimenta que conhecíamos, além do visual que era lindo!! Ali mesmo no Mercadão compramos azeite e um mix de pimentas (bem colorido) para levar pra casa “aquela delícia”!

mercadao

Mas, não deu certo. As pimentas frescas tem muita água e mergulhadas no azeite emboloravam. Começava aí a busca para a fórmula perfeita do casamento do azeite com a pimenta.  Esse processo de tentativas, erros e acertos durou mais de 3 anos, quando,  finalmente, conseguimos “sacramentar” essa união. Mas tudo isso era só para nosso consumo, ainda não víamos nosso azeite como um produto, passível de comercialização. Foram nossos familiares e amigos que nos incentivaram a produzir, pois todos queriam ter o azeite, e, posteriormente a comercializar.

A partir daí, foi uma longa caminhada para descobrir o azeite que melhor se adaptava à pimenta, as pimentas mais adequadas, de melhor sabor, além de aperfeiçoar o processo que havíamos desenvolvido.  Tivemos que percorrer  um delicioso caminho através de sabores, tanto de azeites quanto de pimentas, para realmente conhecer e definir a identidade de nosso azeite. Sem contar na escolha da embalagem, o rótulo, o logotipo, o bico dosador, etc. Tudo muito artesanal mesmo.

 

Clique nas imagens para ampliar.

 

Nossa matéria prima é o azeite, por isso optamos por utilizar  sempre o extravirgem ( com acidez máxima de 0,5%), e originário da Espanha ou Portugal (origem confirmada pelo código de barra do produto e não pelo rótulo). Embora apreciemos azeites de outras origens ( grego ou italiano, por exemplo) escolhemos o portugues e espanhol por possuirem condições de aceitar melhor a pimenta e ter maior acesso à comercialização.

Atualmente comercializamos o azeite saborizado com pimenta, com manjericão e com alho, mas estamos pesquisando e temos planos de usar mtos outros sabores. Já fizemos vários experimentos, alguns deram certo, como o manjericão e coentro, outros não, como a sálvia e o pistache. Estamos testando, com êxito, o orégano, pimenta do reino e hortelã. E pretendemos lançá-los em edições limitadas.

ev

As garrafas que antes eram transparentes foram substituídas por escuras, ideia para melhor conservação do azeite, que pode sofrer alteração da qualidade pelo excesso de luz.

Hoje utilizamos as tampas Pilfer-Proof, ideais para azeites, com lacre, rótulo impermeável  com informação nutricional, composição e código de barra.

O Azeite saborizado Senhora Pimenta, desde seu lançamento, tem tido excelente aceitação por todos os que já o provaram. Tivemos oportunidade de apresentar nosso produto, através da degustação dele em diversos locais, em nossa região onde fomos mto bem recebidas e elogiadas.

O Azeite Saborizado Senhora Pimenta tem sua utilização mais apropriada na finalização de pratos, em salgados, em massas, pizzas e até na pipoca, e onde sua imaginação e criatividade alcançar.

Quem prova, gosta e quem gosta presenteia os amigos e até usa o Azeite Saborizado Senhora Pimenta para impressionar clientes especiais, como alguns empresários tem feito.